17/06/2011

Aprenda como agir no caso de um apagão...

Semana passada, São Paulo foi devastada pelas chuvas e ventos, que estão causando transtorno até hoje. No meu bairro, por exemplo, ainda há ruas sem iluminação pública.
Na empresa onde trabalho, eu fui responsável por criar um procedimento interno para ser seguido em caso de falta de energia.
A partir daí pesquisei na net algumas dicas sobre o assunto e agora compartilho com vocês.

Dicas para proteger sua casa e sua família quando faltar energia elétrica:

Com quedas frequentes de energia elétrica durante as chuvas, é importante estar atenta a detalhes que podem facilitar sua vida e evitar prejuízos. Por exemplo:

· Quando acabar a luz, desligue os aparelhos eletrônicos das tomadas.

· Deixe velas e fósforos sempre no mesmo lugar. Assim, não precisará procurá-los no escuro.

· Tenha pelo menos uma lanterna em casa e, também, guarde-a em local acessível. O utensílio poderá ajudá-la, inclusive, a localizar e acender as velas.

· Ainda sobre velas: não as deixe em locais muito baixos ou perto de tecidos e papéis. Tem criança em casa? Então, redobre a atenção!

· Cheque se a falta de energia não é apenas em sua residência. Se esse for o caso, vá até o quadro de distribuição interno, desligue o disjuntor (chavinha) e volte-o novamente à posição "ligado".

· Para distrair as crianças durante o período sem luz, proponha brincadeiras, como contar histórias. Fazer sombras com a ajuda de uma lanterna também pode ser um passatempo divertido. Já os casais podem aproveitar o escurinho para curtir um clima mais romântico.

· É seu direito ser restituída por prejuízos causados por falhas no fornecimento de energia. Caso tenha algum aparelho queimado ou dano comercial, informe a empresa responsável pela distribuição de sua região em até 90 dias depois do incidente. Se não for devidamente atendida, procure a
agência estadual.

· Em último caso, se ainda estiver insatisfeita com o serviço, ligue para a Aneel (167). A energia deve voltar, no máximo, em 48 horas.

Foto: Dreamstime
Fonte: MdeMulher

Beijos... e falem comigo, tá?! 

Um comentário:

  1. Essas dicas são valiosas já que falta de energia tem virado rotina! Ótimo post.
    Beijos etenha uma excelente semana,
    Lets

    ResponderExcluir

Comenta... Comenta... Comenta!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails